segunda-feira, 5 de março de 2012

Como alunos de EaD utilizam Mídias Sociais digitais


Após a palestra que apresentou os resultados parciais de uma pesquisa canadense sobre o perfil tecnológico e o interesse de estudantes de cursos a distancia a utilizar médias sociais digitais para aprender, vários pontos emergiram da discussão. Gostaria de apresentar-lhes alguns dados já que os artigos (em fr, pt) estão no forno.

Primeiro, estes alunos tem um perfil tecnológico interessante no qual temos que considerar a existência de diferentes gerações que atualmente estudam em cursos a distancia: imigrantes digitais X nativos digitais. Nativos este que hoje são chamados de geração Y e não mais C.
Como no vídeo abaixo, para esta nativa digital a revista é um iPad que não funciona.



Variável gênero e Idade: Na geração Y (16-24) os homens tem preferência em usar sites de redes sociais para aprender. Sobre a questão do gênero, existem vários estudos que discutem o perfil tecnológico e sua relação com o nível de competência TIC dentre outros aspectos. Os homens na maiorias dos estudos, se sentem mais a vontade em utilizar as TIC que as mulheres. Estas por sua vez se sentem mais ansiosas ao usarem as mesmas.

Preferência de mídias: Em geral, os softwares que suscitam mais interesses são sites de compartilhamento de vídeos (youtube), sites de redes sociais (facebook, orkut) e sites de compartilhamento de fotos (flick).

Os estudantes na EaD com possuem mais idade, tem mais interesse em usar as mídias sociais digitais para aprender que a geração Y.  Temos o mesmo resultado, no que se refere ao interesse em usar as mídias sociais digitais para colaborar com colegas em classe. 
Os jovens se limitam as usar certas mídias sociais, já “tradicionais” (facebook) para fins pessoais e de lazer. 




Um comentário:

  1. É interessante estudos que apontam os perfis dos usuários da tecnologia. Hoje é muito fácil vender o recurso, mas aproveitá-lo em todas as suas potencialidades na EaD ainda é um desafio.

    ResponderExcluir

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)