terça-feira, 20 de dezembro de 2011

mídias sociais e democracia eletrônica

Recentemente o professor Vandeir Matias me convidou a ler uma reportagem sobre sua tese de doutorado na UFMG. Ao lê-la não me contive e gostaria de compartilhar algumas idéias.

A tese do professor sobre a "democracia eletrônica" é inovadora tanto na discussão, quanto no aspecto metodológico. Neste último, o professor utilizou o Google Analytics que ajudou a identificar os traços do usuário no site da prefeitura de BH. A análise de traços na internet (etnografia virtual) é uma abordagem sociológica raramente usada na educação, porém muito difundida nos estudos sociológicos sobre conectividade na internet (ver teoria de análise deredes sociais no INSA).

A tese confirma um fato sabido, a de que cultura digital é intrínseca na vida dos jovens. Eles a  utilizam naturalmente - por exemplo a participação no orçamento participativo digital relatada na tese.

Ainda sobre a discussão do uso de mídias sociais pelos jovens, o debate da UNESCO em 2010 (2010) revela que  elas permitem aos jovens de se exprimirem livremente e reforça os laços sociais e políticos.

Parabéns pela tese!

Link da tese: http://www.ufmg.br/online/arquivos/022113.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)