Como palestrante convidada, durante a etapa virtual realizada em setembro deste ano, pudemos, através do forum de discussão compartilhar dados desta pesquisa, fazer contatos e realizar uma pequena enquete sobre o perfil tecnológico de tutores e design instrucionais para o uso de mídias sociais na EaD. Dados estes que servirão explorar o assunto, tendo em vista o perfil destes profissionais no uso destas novas tecnologias na EaD.
Além da webconferência que teve data e dia específico, os participantes puderam visualizar um vídeo, onde apresentamos a pesquisa, e acessar outros materiais como o texto resumido do trabalho (ver resumo abaixo).
O vídeo e os outros materiais foram disponibilizado via moodle, e agora para compartilhá-lo publicamente, coloquei-o no youtube:
Segundo um dos organizadores do Evento, o professor Daniel Mill, a Etapa virtual, do simpósio, realizada no périodo de 10 a 20 de setembro de 2012 contou com um número total de 657 participants.!! Bravo!!
O potencial das mídias sociais na formação à distância
O
perfil tecnológico de estudantes canadenses em formação à distancia e os
determinantes do interesse em colaborarem e utilizarem as mídias sociais
Bruno Poellhuber
(Université de Montreal)
Sirléia Ferreira Rosa
(Université de Montréal)
Resumo
As mídias sociais e as aplicações da Web 2.0 são
adotadas de maneira muito importante por uma parte significativa da população
para fins sociais e recreativos (Smith, Salaway et Carujo, 2009). Enquanto as
aplicações educacionais dessas ferramentas estão começando a se
desenvolverem, as instituições que oferecem formação à distancia estão
vislumbrando os benefícios em potencial dessas ferramentas para firmar as
interações entre estudantes, ou entre tutores e estudantes, aspecto esse muito
importante considerando o problema da alta taxa de abandono dos cursos,
freqüente na EaD. No entanto, sabemos pouco sobre o grau de preparação ou de
interesse de estudantes de cursos à distancia à utilizarem de maneira eficaz
essas novas tecnologias. Para analisar estas questões, um questionário on-line
foi distribuído a estudantes de quatro grandes instituições canadenses de
educação a distância no ensino superior. Por meio de uma coleta sistemática de
dados, 3462 (n) questionários foram respondidos. O interesse a colaborar
com os pares, e o interesse a utilizar as mídias sociais para aprender, foram
analisados em relação a muitas variáveis teoricamente relacionadas, usando
equações de regressão e análise tipológica. Tendo caracterizado o quadro
dos dados, este estudo foca suas análises na seguintes variáveis: o interesse
em colaborar com outros estudantes; a experiência com as mídias sociais e o
interesse em usá-las para a aprendizagem à distância. Os resultados deste
estudo demonstram que a preparação e o interesse dos estudantes por usar essas
ferramentas dependem da instituição, das preferências de aprendizagem, da
experiência prévia com trabalho em equipe e da atitude frente à
tecnologia. Correlações com idade e gênero estão presentes em muitos
indicadores tecnológicos. Homens e jovens estudantes apresentam melhor
desempenho em quase todos os indicadores, incluindo preferências de cooperação.
Os limites deste estudo, os desenvolvimentos futuros e as questões de pesquisa
são apresentados.
Palavras-chave: formação à distância; perfil tecnológico, mídias sociais; colaboração; webconferência; evasão
POELLHUBER, Bruno ; ROSA, Sirléia Ferreira Silva . O potencial das mídias sociais na formação à distancia : O perfil tecnológico de estudantes canadenses em formação à distancia e os determinantes do interesse em colaborarem e utilizarem as mídias sociais. In : SIED:EnPED, 2012. São Carlos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Interessante o artigo. Hoje em dia existem um sem número de redes sociais dedicadas á educação que pretendem usar este novos meio para potenciar o ensino. Encontrei aqui uma listagem bem grande: http://www.amplitudenet.pt/blog/noticias/educacao-escola-redes-sociais/
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