quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Palestra no Brasil via webconferência e fórum de discussão

Recentemente, tivemos o prazer de apresentar os resultados da pesquisa nacional canadense intitulada  O potencial das mídias sociais na formação à distância: O perfil tecnológico de estudantes canadenses em formação à distancia e os determinantes do interesse em colaborarem e utilizarem as mídias sociais, no Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância SIED:EnPED, organizado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Como palestrante convidada, durante a etapa virtual realizada em setembro deste ano, pudemos, através do forum de discussão compartilhar dados desta pesquisa, fazer contatos e realizar uma pequena enquete sobre o perfil tecnológico de tutores e design instrucionais para o uso de mídias sociais na EaD. Dados estes que servirão explorar o assunto, tendo em vista o perfil destes profissionais no uso destas novas tecnologias na EaD.


Além da webconferência que teve data e dia específico, os participantes puderam visualizar um vídeo, onde apresentamos a pesquisa, e acessar outros materiais como o texto resumido do trabalho (ver resumo abaixo).

O vídeo e os outros materiais foram disponibilizado via moodle, e agora para compartilhá-lo publicamente, coloquei-o no youtube: 



Segundo um dos organizadores do Evento, o professor Daniel Mill, a Etapa virtual, do simpósio, realizada no périodo de 10 a 20 de setembro de 2012 contou com um número total de 657 participants.!! Bravo!!


O potencial das mídias sociais na formação à distância
O perfil tecnológico de estudantes canadenses em formação à distancia e os determinantes do interesse em colaborarem e utilizarem as mídias sociais

Bruno Poellhuber (Université de Montreal)
Sirléia Ferreira Rosa (Université de Montréal)

Resumo
As mídias sociais e as aplicações da Web 2.0 são adotadas de maneira muito importante por uma parte significativa da população para fins sociais e recreativos (Smith, Salaway et Carujo, 2009). Enquanto as aplicações educacionais dessas ferramentas  estão começando a se desenvolverem, as instituições que oferecem formação à distancia estão vislumbrando os benefícios em potencial dessas ferramentas para firmar as interações entre estudantes, ou entre tutores e estudantes, aspecto esse muito importante considerando o problema da alta taxa de abandono dos cursos, freqüente na EaD. No entanto, sabemos pouco sobre o grau de preparação ou de interesse de estudantes de cursos à distancia à utilizarem de maneira eficaz essas novas tecnologias. Para analisar estas questões, um questionário on-line foi distribuído a estudantes de quatro grandes instituições canadenses de educação a distância no ensino superior. Por meio de uma coleta sistemática de dados, 3462 (n) questionários foram respondidos.  O interesse a colaborar com os pares, e o interesse a utilizar as mídias sociais para aprender, foram analisados em relação a muitas variáveis teoricamente relacionadas, usando equações de regressão e análise tipológica. Tendo caracterizado o quadro dos dados, este estudo foca suas análises na seguintes variáveis: o interesse em colaborar com outros estudantes; a experiência com as mídias sociais e o interesse em usá-las para a aprendizagem à distância. Os resultados deste estudo demonstram que a preparação e o interesse dos estudantes por usar essas ferramentas dependem da instituição, das preferências de aprendizagem, da experiência prévia com trabalho em equipe e da atitude frente à tecnologia.  Correlações com idade e gênero estão presentes em muitos indicadores tecnológicos. Homens e jovens estudantes apresentam melhor desempenho em quase todos os indicadores, incluindo preferências de cooperação. Os limites deste estudo, os desenvolvimentos futuros e as questões de pesquisa são apresentados.
Palavras-chave: formação à distância; perfil tecnológico, mídias sociais; colaboração; webconferência; evasão





POELLHUBER, Bruno ; ROSA, Sirléia Ferreira Silva . O potencial das mídias sociais na formação à distancia : O perfil tecnológico de estudantes canadenses em formação à distancia e os determinantes do interesse em colaborarem e utilizarem as mídias sociais. In : SIED:EnPED, 2012. São Carlos; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Um comentário:

  1. Interessante o artigo. Hoje em dia existem um sem número de redes sociais dedicadas á educação que pretendem usar este novos meio para potenciar o ensino. Encontrei aqui uma listagem bem grande: http://www.amplitudenet.pt/blog/noticias/educacao-escola-redes-sociais/

    ResponderExcluir

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)