terça-feira, 11 de setembro de 2012

Curso sobre a análise de redes sociais - universidade de Michigan


Olá à todos !

descobri recentemente que a Universidade de Michigan oferece um curso sobre Análise de Redes Sociais. Com a abordagem bem tradicional sociológica e anglo-saxônica de ARS já conhecida, o curso me parece bem prático. Além da teoria, o participante irá conhecer softwares que permitem fazer o mapeamento de redes. 

No que se refere à essa metodologia,  nos pesquisadores em educação, a exploramos pouco, ou quase nada. Em se tratando de algo muito usado na sociologia, me pergunto do porquê desta pouco utilização.  Por exemplo, porque não utilizar esses softwares para, mais do que compreender a forma, densidade e estrutura da rede, ir além e se questionar por exemplo: como se dá a interação entre os alunos e tutores na EaD? Quando e por quais razões eles se conectam e a quem eles se conectam. Como acontece a aprendizagem social (Bandura) nestes espaços- algo novo e que defendo na minha tese?  e etc... etc. Em resumo, um método quantitativo como é o caso da ARS pode muito bem ajudar na interpretação de dados qualitativos em pesquisa etnográfica (virtual), exploratória, seja ela em comunidades existentes virtualmente ou não.

Quanto ao programa do curso, sem desmerecer os demais itens, o item da semana 8 é mesmo interessante. Ele se chama  SNA and online social networks (Facebook, LinkedIn, Twitter). Este item me leva a pensar, em como este método - a análise de redes sociais- pode nos ajudar a entender os usos destes espaços (sites de redes sociais) e os seus usuários. Como disse acima, podemos ir além da estrutura e fazer análises qualitativas a fim de responder à questões inerentes à problemas recorrentes na área de educação ou da educação à distância.

Querem saber da boa notícia? O curso é gratuito! Isso mesmo, basta fazer seu cadastro e se logar. Veja aqui todo programa do curso e demais orientações: https://www.coursera.org/course/sna

Até +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)