Sabemos que em educação é importante conhecermos o perfil dos alunos para melhor planejar nosso ensino, adequando metodologias e estratégias a fim de atingir nossos objetivos de aprendizagem. Hoje mais do que nunca, com as redes sociais e todas esse leque de opções que a Web 2.0 nos permite, entender esse perfil implica também em atualizar-se e inovar nossa prática pedagógica. Nesse sentido, para nos ajudar a entender as necessidades particulares destas diferentes gerações de jovens e de adultos, sobretudo aquelas ligadas ao uso da internet e do computador, hoje vamos discutir as chamadas gerações (C, Y, X.....).
A primeira, chamada de Geração C (que tem hoje entre 16-24 anos) é a geração do conteúdo, da criação, da colaboração. Aquela que devido à uma mudanças culturais e tecnológicas, sobretudo das TIC, nascem e crescem com acesso à internet e ao computador. São aqueles que utilizam a internet para comunicar, colaborar e criar como jamais foi feito antes na web.
Essa geração com o passar do tempo, agregou uma outra (ou o contrário - como vamos ver mais à frente), a chamada Geração Y:
Num pequeno resumo, considerando o ano de 2012, as gerações são assim categorizadas:
16-24 ans (génération C),
25-32 ans (génération Y);
33-40 ans (génération X);
41-48 ans (génération X)
et les 49 ans et plus (baby-boomers). (Poellhuber & Rosa, 2012 mimeo)
O vídeo acima ajudou a identificar um pouco as gerações não foi? Mas você deve estar se perguntando, onde está a geração C no vídeo. Na literatura, apesar de algumas divergencias no que diz respeito ao ano de nascimento e a relação com a geração, a diferença não é tão importante que dificulte a identificação das categorias e ajude a melhor identificar o perfil do aluno e adaptar estratégias de ensino e de aprendizagem. A segunda geração, esta chamada de Geração Y é representada por aqueles que tem hoje entre 25-32 anos. Como disse, existe uma tendência na literatura em colocar as duas gerações (C e Y) como sendo uma única categoria, a Y.
Por exemplo, um importante centro de pesquisa que publica informações sobre questões e tendências sobre o impacto da internet na América do norte e no mundo, o Pew Research Center, identifica no relatório abaixo de 2010, as gerações C e a Y (18 a 33 anos 1977-1992) em uma unica geração chamada Millennials. Diferente do vídeo anterior que separa as duas categorias.
A partir de 2004 todas essas gerações, com avanço e desenvolvimento da web (web 2.0) e do chamado UGC (User Generated Content), onde o conteúdo além de ser gerado pelo usuário, permite outras formas de colaboração, de compartilhamento de comunicação e de participação surgem na web. A nova web, a web 2.0 e o UGC é representado fortemente por softwares de redes sociais ou as chamadas mídias sociais, como por exemplo, sites de redes sociais (facebook, orkut, myspace, e etc); sites de compartilhamento de vídeos (youtube), blogues, wikis, sites de publicação de fotos (Flickr, Picasa), Twitter, Mundo virtual (second life); favoritos (ex. delicious, diig), videoconferencia web, sites de música.. etc. . Todas essas mídias sociais, sem dúvida, modificam a vida de todas gerações até aqui criadas e discutidas.
Um estudo da Pew Research
Center, 2010 e da Experian Simmons, 2010 demonstram que não só os jovens e jovens adultos usam as mídias sociais, mas que o seu uso por adultos e a terceira idade aumentou consideravelmente nos últimos dois anos (em termos estatísticos ).
Se quiser aprofundar no assunto acesse:
http://www.pewinternet.org/Reports/2010/Generations-2010/Overview/Findings.aspx
Mídias sociais no Québec
http://www.teluq.uquebec.ca/siteweb/actualites/pilot/pages/sondageweb2.html
http://www.cefrio.qc.ca/fileadmin/documents/Publication/NET_1-MediasSociaux_finalavecliens_.pdf
fonte do vídeo:http://www.hipertexto2012.com.br/
fonte do vídeo:http://www.hipertexto2012.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)