sábado, 14 de maio de 2011

Bem vindos

Olá,
o objetivo deste blog é compartilhar informações à respeito do uso de redes sociais digitais na educação.
A criação do mesmo, é uma maneira que encontrei de compartilhar minhas descobertas na América do norte sobre o tema e abrir um canal de comunicação com colegas, ex-alunos e novos amigos.O espaço é de todos, assim como as discussões contidas no mesmo.

Para começar escolhi a imagem acima, que mostra uma rede social educativa real de um curso a distância. Através dela podemos começar a pensar sobre a estrutura de aprendizagem na rede. Como os laços sociais, de aprendizagem foram  construídos, quem os constrói, qual a motivação destes atores, como eles gostariam de usar (usam) as RSD na educação, como podemos interferir didaticamente enquanto professores, e como (se) os softwares de análises de redes sociais digitais podem  nos ajudar a entender esse fenômeno educacional. Há, não podemos esquecer de citar as teorias clássicas de aprendizagem. Será que eles dão conta de explicar esse fenômeno?

Mas por que usar redes sociais digitais (nest caso, mídias sociais) na eduação?  Bom, dá uma olhadinha aqui ou aqui e deixe seus comentários neste post.

Desejo que novos laços de aprendizagens sejam criados neste espaço.

Abs.
Profa. Sirléia Rosa

5 comentários:

  1. Eu acredito que a teoria de Lev Vygotsky é a que mais se aproxima para explicar o fenômeno de aprendizagem em rede já que as RSD vão atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal oportunizando um salto entre o Desenvolvimento Real e o Desenvolvimento Potencial do sujeito. Ou seja, a partir de interações com o objeto do conhecimento o sujeito vai construir o seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Olá Profa. Sirléia sou professora da UEMG de Frutal, no curso de Licenciatura em geografia. SOu geográfa e pesquisadora da área de ensino de geografia, didática, praticas de ensino e formação de professores. Tenho um blog também e gostaria de me integrar as discussões que você realiza sobre a temática redes sociais digitais e educação. Tema nova, amplo e com visões distorcidas por alguns colegas professores.
    Abraços...
    visite o Blog: http://lapegeouemgfrutal.blogspot.com/
    sempre estou divulgando algum coisa por ele.
    abraços.
    Profa. Bethânia A. Menezes

    ResponderExcluir
  3. Olá Profa. Bethânia é um prazer conhecê-la.
    Adorarei trocar idéias nos seu blog tb!

    Lembro que para receberem os posts deste blog (que pretendo ser semanal :P) basta deixar o e.mail na caixa RSS do blog.
    bjs. e bom fim de semana à todos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Regina, Obrigado pela contribuição. Interessante, o professor Vivek que estava semana
    passada na ACFAS (http://www.ernwaca.org/panaf/IMG/pdf/Congres-international-sur-les_TIC-en-education-3-et-4-mai-2012-Montreal.pdf) discutindo o assunto, apontou tb que a teoria cognitivista nos ajuda a compreender
    as interaçoes nos ambientes de aprendizagem on-line. Em contrapartida, no artigo que será publicado em breve, discute-se que as teorias clássicas não dão conta desse novo fenômeno,principalmente no âmbito da educação à distância, nos cursos de auto-formação.

    Uma nova teoria chamada CONNECTIVISMO acaba de emergir!!!
    O autor que cita o termo é o Siemens. Ver artigo
    http://www.elearnspace.org/Articles/connectivism.htm. Resumindo, ele aponta os limites do behaviorismo, cognitivismo, construtivismo, e critica que tais teorias consideram a aprendizagem como algo que acontece internamente. E que mesmo a teoria construtivista que considera que a aprendizagem é um processo social, promove o indivíduo na aprendizagem (sua presença física). Segundo Siemens, estas teorias não abordam a aprendizagem que ocorre fora da pessoa (por exemplo, em espaços na web que armazena informações, neste caso capital social).

    "A aprendizagem CONNECtivista passa pela construção de redes de informações, contatos e recursos que são utilizados em problemas reais.(in mimeo Poellhuber, Roy Rosa,2011)

    O que vcs pensam a respeito?

    ResponderExcluir
  5. Também estou descobrindo esse nova visão. Uma outra fala dela que achei interessante é aprender é um estilo de vida e não algo que acontece a parte do sujeito. Vou trabalhar num artigo nessa semana pois é em inglês e eo meu está desabrochando (rs). Depois compartilho novidades.

    ResponderExcluir

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)