sexta-feira, 20 de maio de 2011

Facebook e Educação

Olá :)
Uma querida colega e ex-juri de minha banca de "defesa" monográfica, rss. (já faz tempo), a Marianella, me pediu algumas referências sobre o pesquisas que discutem redes sociais, inclusive o Facebook. Bom, publico apenas um aperitivo para suscitar a discussão e outras colaborações neste post.

Facebook e Capital social:

The benefits of Facebook friends : Social capital and college students' use of online social network sites
N B Ellison, C Steinfield, C Lampe (2007)
Pesquisa empírica que analisou a relação entre a utilização do Facebook, com a formação e a manutenção do capital social (neste caso, a capacidade de permanecer em contato com os membros de comunidades de ensino). A amostra foi composta por  286 estudantes da graduação da Universidade do Estado de Michigan. Os resultados demonstraram, através de análises de regressão,  que os estudantes mantém laços através do Facebook com antigos colegas do ensino médio, e que esses mesmos laços podem ter resultados fortes em termos de procura de emprego e de estágios. Os autores ainda relembram que os laços construídos nas redes sociais digitais não substituem os laços físicos, mas que sem dúvida favorecem as relações e mantêm as pessoas em contato, mesmo quando a vida nos deixa longe um dos outros.

Will you be my friend? Prospective teachers’ use of Facebook and implications for teacher education. Coutts, J., Dawson, K., Boyer, J. & Ferdig, R. (2007).

Utilização do Facebook por futuros professores e sua implicações desse resultado nos programas de formação de professores.  Tal pesquisa realizada com 385 futures professores do primário, conclui que tal amostra tem muito que aprender sobre a maneira na qual as comunidades de redes online influenciam o capital social, a identidade, as redes sociais, a vida privada e a aprendizagem informal. Os autores, ressaltam ainda, que é imprescindível que os programas de formação de professores compreenda esse contexto, no sentido de utilizá-lo de maneira eficaz na preparação de professores e futuros professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)