sexta-feira, 16 de agosto de 2013

As universidades e a relação com as redes sociais digitais

As universidades e a relação com as redes sociais digitais
ou poderíamos dizer ? "Les universités sont de réseaux sociaux "

Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Google+ , Itunes, enfim todas as "antigas" e novas mídias sociais são armas poderosas não só dentro da sala de aula ou na administração, mas também no recrutamento de jovens na universidades de todo mundo.  Quando digo "antigas" me refiro a aquelas mídias não tão assim usadas atualmente como myspace, Flickr, e até mesmo algumas locais utilizados em países específicos. É preciso lembrar que não faz tanto tempo assim que as aplicações da Web 2.0 aceleram as práticas de trocas entre os indivíduos favorizando a emergência destas diferentes e inúmeras mídias sociais. Foi a partir de 2004, que elas nos proporcionaram a “capacidade de falar no contexto criado por outros” (Siemens et Tittenberger, 2009)

Conscientes dos usos e da importância desses espaços não só para os jovens entre 16 e 49, mas também para aqueles acima da cinquentena, as universidades investem alto  nestes espaços.

A exemplo, universidades prestigiadas como Harvard, mantém uma página dedicada a todas as suas mídias sociais. Tudo isso para que o usuário que deseje contatar uma faculdade específica ou mesmo enviar uma questão sobre como se candidatar a um programa, tenha a possibilidade de fazê-lo via rede social. Sem citar Facebook, Twitter ou Youtube, Harvard tem mais de +175 mil usuários que o seguem apenas no Google +. Outras universidades também não ficam atrás, e desde que as mídias sociais aparecem no cenário, divulgam nestes espaços informações sobre a vida acadêmica no campus e fora dele. Informações estas que permitem aos futuros e atuais alunos conhecerem e a prestigiaram suas universidades - compartilhando o que lhe interessa nos seus perfil pessoais ou de amigos, ou deixando comentários nos post. Tudo é divulgado! Ter uma revista web que publique as notícias e um agregador RSS deixou de ser suficiente. Tudo deve ser publicado e também nas redes sociais, e com uma linguagem e uma maneira simples para encantar o leitor. Um outro exemplo, no Facebook, a Universidade de Montréal investiu no atendimento personalizado de futuros candidatos. Alunos-embaixadores ajudam interessados a estudarem na Université de Montréal através de um grupo de discussão dedicado à responder e acompanhar alunos nos seus processos de admissão. (http://tinyurl.com/fbudem). Ela também mantém uma pagina dedicada às suas mídias sociais.

Como disse, que seja um recurso de aprendizagem ou de ensino, no âmbito da educação essas ferramentas também se tornaram poderosas ferramentas de comunicação entre a universidade, o estudante e futuro estudante e seus pais.

Apenas para atualizar um pouco as informações, pois estive um pouco afastada do blog, sem oportunidade para escrever, conheça os principais pontos e tendências sobre as mídias sociais obtidos na pesquisa de número 1 da Global Web Index realizada em 2013 com 35.000 pessoas em 31 país, inclusive o Brasil, que está sempre entre os maiores utilizadores destes espaços web.

  • Crescimento rápido do Twitter;
  • Mídias sociais locais continuem sendo menos usados no mundo inteiro, exceto na China e na Rússia.
  • Os telefone inteligentes tem um papel importante na utilização e em tempo real das mídias sociais
  • Os internautas mais velhos estimulam o crescimento das mídias sociais em nível mundial.
  • Google + continua a mídia social de número 2 no mundo com 359 milhões de usuários ativos por mês.
Na realidade, a relação que as universidades mantêm com esses espaços é muito próxima e estratégica, seja do ponto de visto do ensino-aprendizagem que também serve para fazer o  marketing, ou do próprio mkt propriamente dito. Esses espaços são também espaços de ajuda, de proximidade do usuário. Mesmo que a universidade esteja a quilômetros de distância essa comunicação é essencial no processo de atrair talentos para a universidade. E é essa relação social e de comunicação, e muitas vezes de confiança, que também faz a diferença na hora escolher uma universidade ou de prestigiá-la!!


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suas questões, comentários e sugestões são bem vindos :)