Bonjour, ontem recebi esse presente de uma amiga e resolvi compartilhá-lo com vcs.
Trata-se do texto de Siemens e Tittenberger (2009), intitulado Guia das tecnologias emergentes para aprendizagem - Handbook of emerging Technologies for Learning.
http://umanitoba.ca/learning_technologies/cetl/HETL.pdf
A leitura desse texto além de riquíssima nos faz refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem nos tempos atuais. Tempo esse, cercado de tecnologias emergentes como as mídias sociais permitidas pela Web 2.0, e des discussões sobre as novas formas de aprendizagem utilizadas por seus usuários.
A título de conclusão, os autores ressaltam que a escola ao longo das últimas décadas tem sido definida pela discussão do conteúdo (O que ensinar? como ensinar e com qual com tipo de abordagem?) ao invés de se preocupar com o processo de aprendizagem, a concepção e sua execução num mundo tecnológico, hiper conectado. Segundo eles um maior uso das tecnologias emergentes na escola, podem servir como uma ponte entre o modelo tradicional de educação e a escola do futuro que ainda não sabemos qual é.
Boa leitura e bom fim de semana.
Sirléia Rosa
Outros links:
ResponderExcluirhttp://www.itdl.org/Journal/Jan_05/article01.htm by Siemens
http://ltc.umanitoba.ca/wiki/Connectivism_2008
http://it.coe.uga.edu/itforum/paper92/paper92.html